sexta-feira, julho 20, 2007

E assim acaba um relacionamento de 20 anos com um cartão de crédito.....

Courtnay Guimarães era um pacato executivo da indústria de sistemas, com uma enorme consciência ecológica e larga vontade que seus netos vejam o mundo, resolveu agir proativamente desde cedo por essa causa e por isso mantinha, há cerca de 20 anos, um cartão internacional co-branded da Unicard, bandeira Visa, vínculo ao Instituto Ecológico Aqualung. Por princípios ideológicos, como uma parte do que ele gastava com o cartão, teoricamente é revertido em prol da instituição, que por sua vez é uma respeitada casa de projetos eco-ambientais, não tinha outros cartões e concentrava todas as suas compras neste. Apenas duas vezes atrasou o pagamento da fatura, em um dia apenas, por desleixo com a agenda. Tudo transcorria feliz demais, apesar de alguns sustos durante essa magnífica relação (cartões clonados, mas prontamente solucionados pela operadora, um ou outro débito indevido, prontamente cancelado, etc.) e a estória aparentava mostrar o clássico parágrafo "E viveram felizes para sempre"...

Mas a vida, essa imensa epopéia cheia de percalços é mesmo uma caixinha de surpresas e numa bela manhã de sol de começo de junho (quanta ironia, o mês do meu aniversário!!) a Unicard me liga informando que havia um problema com o meu cartão de crédito, justamente qdo eu ia comprar mais um livro de administração, sobre atendimento ao cliente. Segundo eles, era algo com a "tarja magnética" que eles estariam emitindo um outro cartão, mas que o que eu tinha em mãos estava cancelado. Disse adeus ao meu pobre cartão cor de salmão e pacientemente, iniciei o aguardo dos 10 dias úteis (com um feriado de corpus cristi no meio, mais um sinal místico apocalíptico). Passados os tais 10 dias, nada...

Qualquer um ficaria desiludido, desanimado, desgostoso, mas não EU, um executivo da área de soluções para RELACIONAMENTO COM O CLIENTE, que já tinha TRABALHADO EM VÁRIOS PROJETOS no Unibanco, inclusive numa das melhores centrais de atendimento, o Unibanco 30 horas!! Insisti, liguei no dia 20/06, e fui informado que SIM, eu DEVERIA esperar a reemissão do cartão no período útil. Suspirei... Perguntei quando seria essa magnânima data para reiniciar a minha consumista e materialista relação de compras com o cartão (como os ternos de 1200 reais que eu havia comprado recentemente, com o mesmo cartão), e, como a vida é mesmo uma caixinha de surpresas: O atendente, coitado, NÃO SABIA!!! Não constava a tal data no magnânimo sistema.

Qualquer um, a este momento, estaria completamente desanimado, desiludido, irritado ou com outro cartão de crédito em mãos, mas não EU, um cliente FELIZ, FIEL, com um ótimo CRÉDITO, um histórico implacável de pagamentos em dia, uma fidelidade de décadas ao cartão e à marca, insisti e decido esperar até a data de uma viagem até que faria ao final do mês! dia 27, finalmente, ligo ao mesmo mundo lúgubre de tortura de clientes (onde aliás sou forçado a PAGAR a ligação para resolver o problema que eu nunca criei) e fui informado de algo incrível: Como a vida é mesmo uma CAIXA DE PANDORRA, em nenhum momento o meu cartão havia sido solicitado de ser reemitido. Apenas havia sido cancelado!!! ISso, dia 27 de junho de 2007, 27 dias após a mesma central haver me ligado e informado que eles mesmos TERIA FORÇOSAMENTE DE CANCELAR E REEMITIR OUTRO CARTÃO!!!

Qualquer um ficaria muito puto da vida e mandaria qualquer casamento com a Scarllet Johansson pros quintos dos infernos, que o dirá um reles cartão de salvar tartarugas marinhas e prontamente foi o que eu fiz, informei ao atendente que não era culpa dele e que eu, infelizmente, iria pedir divórcio litigioso, ficar com a casa, o carro, os filhos e tudo o mais!! Mas a vida é MESMO uma caixinha de surpresa e como que por milagre (ou doce ilusão, com eu viria a saber depois), uma atendente do famoso serviço de "anti-atriction", ou "bacia das almas", ou "fudeu tudo!" me convenceu que ela havia conversado pessoalmente com Deus, o Papa, Oxalá e Padre Quevedo e meu cartão estaria em minha residência, reluzente e feliz, na sexta seguinte (dia 29 de junho).

Qualquer um ficaria cismado, não acreditaria e acabaria tudo ali mesmo. Mas não eu!! Esperei, pacientemente... Na tal data... NADA!! E lá fui eu, ligar novamente para a bendita sala de torturas chinesas, mas desta vez para cancelar MESMO a relação! Qualquer um atenderia bem o cliente, se mataria novamente para que ele não saísse de casa, mas não um SCC (Serviço de Chute de Cliente!): A atendente simplesmente me informou que era impossível que eu tivesse pedido um cartão na quarta anterior e recebe-lo nessa sexta, que eu devo ter me confundido (em resumo, me chamou de mentiroso) e que só mesmo em 10 dias úteis eu receberia o tal cartão. M retei e cancelei o bendito!!
Fui viajar, triste... Compras, jantares de negócios, etc.. Tudo longe do meu antigo companheiro de negócios, de 20 anos... Bateu arrependimento! No aeroporto, flashes do Earth Live me convenciam que eu deveria sim, continuar a lutar, mesmo que minimamente, pelas baleias, golfinhos e tartarugas dos projetos que o instituto Aqualung tanto defende. Decidi que ao voltar a São Paulo, não iria mais deixar que esses problemas menores de atendimento me afastassem dos meus ideais e do meu cartãozinho querido.

Pra resumir a estória antes que eu mate alguém: Dia 10 de julho ligo para reativar, fui informado que não poderia, teria de preencher nova proposta, em outro numero. E eles não conseguiriam transferir para esse numero, teria de ligar (novamente outro numero que não era 0800). Ligo no numero, a pessoa informa que não fazia cadastro desse tipo via fone, deveria ser via site. Fui no site, informaram que, por algum motivo no meu cep (mudei de residência ha. 3 meses) eu não poderia fazer a proposta, que ela foi recusada!

Em resumo, agora acabou MESMO essa relação. Passei a ser um cliente Bradesco Visa!
Por favor, repasse isso ao maior número de pessoas, quem sabe a Aqualung muda para uma administradora de cartões que realmente valorize o cliente!

ATUALIZAÇÃO - 06/08/2007 - Quero meu cartão de volta!
Não me conformo e cheguei ao cúmulo da humilhação: Quero meu cartão de volta! Porra, 20 anos não são 20 dias!
Pedi aos amigos ajuda, fazer spam, mandei email pro Unibanco, pra Aqualung, pros sites de relacionamento, pra meio mundo! Vamos ver se funciona...

ATUALIZAÇÃO - 07/08/2007 -Ganhei um PROTOCOLO DE CHAMADO!
Olha os emails com o Unibanco... Que coisa MEIGA!

Mandei o primeiro, um boot responde:

Seu e-mail foi repassado para o Cartão Unibanco, que o responderá.

courtnay@uol.com.br escreveu:

Depois,veio mais esta:





De: unicard@unicard.com.br
Para: courtnay@uol.com.br
Data: 06/08/2007 13:58
Assunto: Re: Quero meu Aqualung Card de volta! - Reclamacao
Prezado Courtnay,


Favor contatar a Central de Atendimento Unicard Unibanco, para que um de nossos consultores, após a confirmação de seus dados cadastrais, possa auxiliá-lo.

Central de Atendimento Unicard Unibanco: 4004 2030 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 2030 (demais localidades).

Agradecemos a sua mensagem e continuamos à disposição.

Equipe Unicard Unibanco




e então, a PÉROLA!!!

Prezado Courtnay,
Pedimos desculpas pelos inconvenientes mencionados em seu relato.

Registramos o processo 610696313, para análise e providências, e em até 10 dias úteis, faremos um contato para esclarecimentos.

Agradecemos sua sinalização, que é de extrema importância para melhoria de nossos serviços.

Equipe Unicard Unibanco


MAIS 10 (DEZ) DIAS ÚTEIS!!!!!! A MEEEESSSMMAAA LENGA LENGA DE ANTES!!! É mole?


ATUALIZAÇÃO - 08/08/2007:
Será que é uma campanha para cancelar a Aqualung? Como o cartão tem de repassar um pedaço da Verba, será que eles estão em campanha para "Deletar" os clientes da Aqualung?

E agora, o que é que eu faço ? Aguardem cenas...


ATUALIZAÇÃO - 08/08/2007 (à tarde):
TEORICAMENTE, a força do email, internet, blogs e afins FUNNCCIONNAA!!!
E não é que me ligaram agora mesmo e disseram q vou receber meu cartão de VOLTA, REATIVADO E USÁVEL ?!?!?!?!

Detalhe... Novamente os tais 10 dias úteis! (Bem a tempo do CONAREC)...

Continuamos ANSIOSAMENTE aguardando cenas das próximas entregas!

ATUALIZAÇÃO 14/08/2007 - A VISA mandou um email para a FOLHA SE SP - A cidade é sua!!

Reclamação Unicard - Courtnay Guimarães

Bom dia, Anderson.
Conforme conversamos, abaixo segue a resposta da Visa do Brasil em relação à reclamação do leitor Courtnay Guimarães. Caso precise de mais informações, por favor, entre em contato comigo.
Atenciosamente,

Executiva de Contas
Ketchum Estratégia - Brasil

Folha S. Paulo

Resposta à reclamação do leitor

Courtnay Guimarães

Bom dia, Anderson. Abaixo segue a resposta da Visa do Brasil a respeito da reclamação enviada pelo leitor Courtnay Guimarães sobre a emissão de cartões com bandeira Visa:

Referente à solicitação enviada pelo Sr. Courtnay Guimarães, a Visa recomenda que o cliente entre em contato com o banco emissor de seu cartão, que é, neste caso, o Unibanco, responsável pela emissão e administração de cartões. Dessa forma, o consumidor poderá sanar todas as suas dúvidas e resolver a questão o mais breve possível.

Informamos, ainda, que a Visa não possui central de atendimento por telefone. Esse serviço também é responsabilidade dos bancos emissores dos cartões Visa, por meio de suas Centrais de Atendimento ao Cliente.

Ficamos à disposição para qualquer outra informação.

Atenciosamente,

ATUALIZAÇÃO 14/08/2007 - VEENNCEEEMOOOSSS!!!!!! O meu boto-cor-de-rosa VOLTOU!!!

Cartão de crédito CHEGOU EM CASA!!! Via ultrafast-delivery, além de tudo!!

ATUALIZAÇÃO 14/08/2007 - A experiência do DESBLOQUEIO.

O gosto da vitória dura pouco... Voltei a ser um bloco de 4 numeros de 4 dígitosl. Desbloqueio via URA...
Bom para os bolsos polpudos dos bancos, péssimo para a imagem dos mesmos.
Enfim, devolveram meu cartão, com o mesmo limite (que eles me informavam todos os meses nas faturas ainda a pagar), e voltarei a minha relação de admiração e respeito ao...

INSTITUTO AQUALUNG!!! Se eles mudarem de banco, eu vou junto!!!

Obrigado a todos que leram, fowardearam, incomodaram e publicaram coisas sobre este blog!!

SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!

Um comentário:

Yara disse...

Nossa, que punk isso, hein? Por que você não manda para as editorias de Defesa do Consumidor? Com certeza a administratora iria encontrar os seus dados e emitir rapidamente o seu cartão!!!! Se quiser, posso te passar os contatos, tá?
Beijinhos
Yara