segunda-feira, novembro 05, 2007

O valho e bom value driven, rule based product pitching

VDRBPP talvez seja a sigla mais indescritívelmente simples de entender e absurdamente impossível de se praticar no mundo do tecnomarketing...

Inexplicavelmente, todo mundo só ADOOOORRAA falar de FUNCIONALIDADES! Como se todos os mortais do mundo tivesse a maior obrigação existencial em entender as maravilhas das ultimas trapizongas modernas.... Mas eu já postei por aq algo sobre o assunto :)

De prático, eu uso muito o blog do Michael Shrivathsan, desde suas definições clássicas até suas parábolas profundamente hilárias e simples. Por exemplo, em um excelente post, Michal traz um conto de Rudyard Kipling sobre as 6 verdades inenarráveis do marketing de produtos:

" I keep six faithful serving men
Who teach me well and true
Their names are What and Where and When
And How and Why and Who."

Leiam o post pra ver o resto...

Mas até lá, entendam que "O CLIENTE COMPRA O BURACO NA PAREDE, NÃO O CARALHO (sic) DA FURADEIRA"!!!

Portanto, vendam VALOR!!! O que seu cliente vai CONSEGUIR, na PRÁTICA, enquanto usar sua tecnologia. E, para isto, CADA SER HUMANO NA ORGANIZAÇÃO tem uma uma meneira completamente diferente de entender valor para si, dependendo do PAPEL (ou seja, de quais sejam suas prioridades e necessidades empresariais) que exerça.

Por exemplo, o CEO só quer saber de vantagem competitiva, menores custos e maior agilidade.
O CFO, por sua vez, só quer saber se a joça vai trazer dindin dentro do mesmo ano fiscao. Qualquer usuário só quer saber se vai conseguir fazer o que faz com menos trabalho.
E o CIO só quer saber de comprar o líder, de não ter problemas no futuro com essa tecnologia e compatibilidade.

E assim sucessivamente...

Longa estória...

SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!

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