domingo, outubro 28, 2007

Narcisismo Intelectual e outras cositas sobre gestão de empresas de tecnologia...

Interessante a transição de carreira de engenheiro (De qqer coisa) para gestor, ou mais intensamente, para empreendedor.

Lembro de estar fazendo coach com um "espécime" Engenheirus Spertus, quando desenvolvi uma teoria que depois descobri que os gringos chamam de Teorema WTSPINER (ou Wet Spinner) - who is the smartest person in the room.

Programadores, engenheiros e similares vivem em uma coesistência social de poder onde o que importa é "quem é o mais esperto da sala", ou "eu fiz isso primeiro" ou "sou o pai desta idéia" ou o mais infame "esta coisa incrível fui eu quem criou". Chamo isso de masturbação surubal anal coletivamente auto estuprável e os grindos mais uma vez usam o DMC (Dick Measurement Contest). ISso é ótimo para aumentar o nível intelectual do grupo, discutir exaustivamente idéias (como a McKinsey e seu MECE atestam) e melhor ainda apra carpir excelentes criações (Como reza a cartilha de Steve Jobs).

Mas é péssimo para team work. Péssimo para empreendimentos grandiosamente coletivos. E péssimo para organizações (que dependem de esforço coletivo). Em resumo, esse Narcisismo Intelectual aparentemente é a pior forma de loucura que pode assolar um grupo em busca de desempenho coletivo. Daí que sempre conseguimos excelentes programas (peças de produção individual) e horríveis sistemas (peças juntas) com maior frequência que se possa imaginar.

Pior que isso, imaginem uma pessoa oriunda dessas tribos tendo de "orquestrar" ou ser "coach master" de uma turma de gente (de qualquer conformação). O resultado é um pouco desastroso. Com muita sorte, este sujeito vai aprender algo básico sobre MBO - Management by Objectives e vai tentar cobrar apenas resultados, deixando o time andar do jeito que quer.

Mas, como todo ego com um corpo ao redor, ele geralmente deriva para o infame MBR - Management by Ridiculizing, ou seja, mantém o comportamento primata de tacapes e discussões de "I'm the best, fuck the rest" ou o equivalente congolês de "Follow-me or fuck you".

Este comportamento de primatas é a coisa mis difício de erradicar num "young padawan" de manager e... É o mais nocivo a qualquer carreira em uma value cloud.

Simplesmente porque os seres inteligentes da atual geração X (quem tem na casa dos seus 25 a 30 anos) não tem lá muita noção de hierarquia forçada. Temos a mais egocentrica geração da história da humanidade, e ... Eles simplesmente "Don't give a shit" sobre quem tem mais "estrelas" no ombro, apenas segueim seus instintos e vontades, ou... Os líderes que mais admiram na última semana...

Outra grande defesa realizada pelos novos managers, para enfrentar isso tudo é entrar em
"Performance Leadership Mode". Estrelinhas usam e abusam do protocolo FLS, de técnicas de apresentação, táticas de imposição de vontades e finalmente, do carisma que o título do cargo impõem. Funciona, por 15 segundos. Depois, todos entram em presenteísmo atônito cínico crônico. LAmentável...

Liderança é realmente a mais importante disciplina a ser ensinada, e Jack Welch estava completamente correto ao criar Crottonville.

De prático, a primeira lição é a tomada de decisões em grupos. Ao invés do comportamento primata, o ideal é aproveitar a coletividade sinaptica para:
- Celetar fatos por vários ângulos sobre as questões operacionais e táticas;
- Debater profunda e abertamente todos os aspectos dessas questões;
- Construir coletivamente decisões de ação sobre estes pontos;
- Partir pra ação imediatamente.

No meio do caminho, é possível, ainda, que se aproveite para focar as ações (e discussões), pois só com os generais juntos é que se pode comunicar claramente a comunicando estratégias.

O efeito colateral é que assim também o líder acaba sendo coach, ensinando táticas, controlando a temperatura (e a energia que está senso usada) da operacao.

É assim o começo...

Ken Blanchar pra todos e

SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!!

Nenhum comentário: