quinta-feira, março 01, 2007

Atendendo a pedidos... O protocolo FLS!

Nascido no longínquo e saudoso asteróide da Vesta...

Advindo de uma estratégia de marketing arakiri de um diretor de marketing orientado a "Mkt through evangelization"....

NAsceu, nos idos de 99, por minha própria e exclusiva autoria... O mais maravilhoso e útil protocolo de comunicações intergaláticas da área de tecnologia: O F.L.S.!

Naqueles idos, a idéia era circular no mercado com um palm e o Jargonator, do Dilbert, funcionando a toda prova. E diante de tantas siglas, acrônimos, maravilhosas buzzwords (saudade da Business 2.0).

O FLS é uma arte milenar, baseada em princípios Zen, ensinada pelos cavaleiros Jedi e praticada por todos os seguidores de Halla, da Mooca a Betelguese. E a arte é ensinada em níveis crescentes de complexidade, do F ao S...

F = Fluffers
Fluffers eram os pedaços de comunicação que sempre deveriam preceder notícias catastróficas.
Ex. A verdade: Voce tem de jogar tudo fora e recomeçar seu sistema do zero.
Fluffer: Teremos a oportunidade de reestruturar a arquitetura de todo o sistema e poderemos reotimizar todo o código feito, além de fazer uma otimização de todos os bancos de dados.

L = Luffers
Luffers era pegar a pergunta do cliente e apontar para ele mesmo, de modo que:
1 - Se a coisa fosse interessante, ele achasse que nós que tínhamos sugerido o assunto, ou seja, seríamos gênios.
Ex.: O cliente pergunta: Então, quanto tempo levaremos para completar esse projeto, de acordo com sua estimativa?
Nós respondemos: Olha, de acordo com SUAS premissas, pudemos elaborar estimativas macro, que respeitando as condicoes x, y, z, chegamos ao SEU cronograma.

2 - Se fosse uma imensa baboseira, o cliente veria que ele poderia ter outra idéia, e a gente não sairia de agressor ao status quo.
Ex.: O Cliente pergunta: Entao, podemos migrar tudo de uma vez?
A gente responde: Sim, apenas necessitamos endereçar todas as issues possíveis, dentro de alguns constraint factors e obedecendo as regras de governance. Óbviamente o desenbolso do CAPEX necessário deverá ser concentrado no primeiro mês e tbm contamos com a participação de 100% do seu time.

Há mais variantes dos Luffers, como as LHUFFARS, mas isso é outra estória e outro protocolo.

S = Sbrubles
O sbrubles é a quintessência da comunicação quântica. É quando o cliente te faz uma pergunta técnica, extremamente complexa, sobre um assunto do qual voce não domina patavina, e, como estratégia de aniquilação de ruídos de comunicação, voce responde com outra afirmação extremamente técnica e complexa, com outro assunto (relacionado) do qual voce tem certeza absoluta que o cliente também não entende patavina.... Consequentemente, ele não irá questionar nada para não expor a própria ignorância sobre o assunto. E mesmo se questionar, vc ainda pode continuar descendo maus uma improbabilidade quântica, mudando para outro assunto ainda mais esotérico, ou mesmo aprofundando em algum acrônimo do mesmo tema.
Ex. O cliente pergunta: O que voce acha de SOA?
Voce responde: Olha, desde que houve a ruptura do modelo de uniblock, várias arquiteturas foram definidas. SOA é algo que implementa de vez o conceito de poliblading servers, com sua contextualizãção semântica não só da estanciação transacional otimizada de serviços remotamente publicados, com também na homogeinização das estruturas dinâmicas de dados de comunicação entre os objetos.

Alguns mestres de 42 DAN (só tem eu por enquanto), dominam os três e ainda podem aplicá-lo em outros contextos.
Dai, além do FLS nativo (para a área de tecnologia), existem tbm outras variantes, como:

FLS RH

FLS Consulting

FLS Marketing

FLS Vendas

FLS Finanças

E por ai vai.

SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!

Nenhum comentário: