quinta-feira, março 01, 2007

Que PORRA é essa?

Depois de muito tempo...

O que diabos está acontecendo com as empresas mundo a fora heim?

Ao mesmo tempo que vemos empresas fantásticas para as pessoas, como o Google, que eu mencionei no post anterior de Ricardo Jordão, temos ambientes profundamente estressantes, desestimulantes, medíocres e fadados, irremediavelmente, a... Se perpetuar!!!

Exatamente... Se perpetuar....

Ando prestando muita atenção no que pensamos e sentimos durante o dia (engenheiro com sensibilidades humanísticas, é o fim do mundo!!) e fico pensando que talvez estejamos mesmo vivendo numa Matrix... A mídia nos bombardeia com idéias pré-enlatadas o tempo todo, em espectros bem distintos: De um lado, as notícias cor-de-rosa de que é duka estar na empresa X, ter o cargo Y, o carro Z e por ai vai... Por outro, a sindrome do pânico total, a corrupção, crianças sendo esquartejadas arrastadas pela rua, tele-sequestros, guerras e por ai vai.

E nós, pobres macacos sem pelos, vamos deixando as emoções seguirem isso. Isso é a Matrix que Baudrillard descreve tão indigestamente em:



E ao chegar no nosso ambiente de trabalho, onde deveríamos achar algo compensador, instigante a nos modificar e a crescer... A maioria das pessoas encontra apenas assédio moral. Degradação, humilhação, picuinhas e mais 10271204174017409790213 coisas semelhantes. E o que fazemos?
Vamos, bovinamente, nos acomodando como podemos nesse trem lotado rumo a sei lá onde e de vez enquando um pula fora e se liberta.

Talvez, tudo isso seja fruto da "cientificação" das organizações, como pregado há anos, de Taylor e Fayol, até Clemente... Ou, talvez, seja só acomodação, falta de esperança e falta de auto-estima.
Mas, talvez, pior que tudo isso, seja que estejamos mesmo adormecendo, fruto de como usamos nossa mente e como permitimos que tudo nos permeie e nos atropele, tirando a sensação de que podemos lutar, revidar e melhor que tudo, sair desse mundo. E isso, bovinamente, nos daria conforto. Aquela velha frase do boteco, "Ahh.. é a vida, vamos levando"...

Baudrillard, em outro livro fantástico, tbm detona esse pseudo-falso conforto, em:


Eu ainda prefiro chacoalhar tudo isso, partir para linhas mais a lá Tom Peters, construir coisas profundas, mudar sempre minha percepção de tudo ao meu redor e manter todas as antenas voltadas para as coisas boas, lutando pra preservar meu significado frente a tudo isso. Talvez, Victor Frankl, em seu maravilhoso e recomendadíssimo Search for Meaning tenha algo a ver com isso...



Talvez, a Bahia, terra imensa da felicidade, tbm tenha. Ou talvez eu seja somente um outsider perdido por ai...

E assim parte da humanidade caminha... E voce, até quando vai aceitar esse sequestro de sua realidade mental?

SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!

Nenhum comentário: