sexta-feira, março 09, 2007

País caudatário... Essa eu nunca tinha ouvido!!!

Silvio, falando de Bush Filho e nosso alcool, "o álcool [como energia, e não como bebida] está em alta e na agenda de todo mundo, inclusive na do encontro bush-lula. prato cheio pra todo analista falar das vantagens competitivas do brasil no setor, sem saber exatamente o que são tais vantagens e quais são elas, aqui, no momento. nossa única vantagem, agora, é o domínio da tecnologia e das inovações do álcool-energia acima da média dos outros países, inclusive dos americanos, tipo de diferencial que eles passarão a ter em três ou cinco anos, em relação a todos os outros países, se investirem de verdade no negócio, como têm feito em várias áreas da economia. a américa está preparada para competir e, decidindo fazê-lo, põe [muito] dinheiro, sem entraves, estimula a criatividade e a inovação, cria mercados, exporta pro mundo…

Para o brasil continuar competitivo no setor de bioenergia, tem que investir, e muito, em formação de capital humano, pesquisa, desenvolvimento, tecnologia, inovação e no fomento às empresas daí derivadas. exatamente tudo o que não fazemos, ou fazemos disso um simulacro tão medíocre do que deveria ser a realidade que, às vezes, até dá pena. dá pena ver o que empresas nacionais, de alta intensidade tecnológica, têm que fazer para continuar competitivas, tal é a escassez de recursos, planos e políticas federais para sua sobrevivência. sim, pois em tecnologia, sobreviver é quase uma conseqüência da inovação contínua, quase paranóica. isso -a paranóia- é bem presente lá na américa, seja no governo de bush ou em qualquer outro. é por isso, aliás, que ele está aqui."

Onde sou forçado a concordar... Principalmente depois de voltar de um evento da ACEL onde ouvi o presidente de uma operadora declarar abertamente que SOMOS (assim, no infinitivo declarativo imperativo) um país sempre CAUDATÁRIO em termos de tecnologias... Em português baiano, somos é bundões mesmo!


SENTAPUA! E vamos à luta, filhos da Pátria!

Nenhum comentário: