terça-feira, outubro 07, 2008

Flashes de Oportunidades...

Hi Folks,

Como voce achar que uma espécie chamada "organização" que foi criada nos últimos 400 anos para ser gerida de maneira auto-centrica pode evoluir para ser um modelo de células, como a AlQaeda, para aproveitar os tais "flashes" de oportunidades ?

Esse é o novo dawrinismo das organizações. Em uma nuvem de valor, a nova "organização" provê apenas a "plataforma" de condições básicas e indivíduos, baseados em grupos menores e pequenos, criam as sementes de novas idéias, que serão aproveitadas no grupo maior de maneira rápida e mais rapidamente ainda descartadas, como bolhas de reações em cadeia distintas em uma sopa química bastante diversa.

O ecosissitema maior é auto-mantido por "sobras" destas reações e pela própria confluência de seus atores.

Um exemplo biológico é a floresta amazônica com sua gigante amplitude biodiversa e sua frágil dependencia da mesma amplitude.

O outro exemplo são as redes sociais baseadas em meios (vídeos, fotos) ou em micro-cosmos (sub-comunidades) que mantém o "agito" por meio de "ondas" de novidades. O vídeo do dia do YouTube, por exemplo, provê audiência suficiente para que o modelo se sustente com a "sobra": Advertising promovido a este mesmo tráfego de pessoas.

É a mesma coisa que uma bola de borracha que ficou famosa nos anos 70. Se jogada suavemente, quicava normalmente. Mas se atida com força, quicava 10x mais. Uma comunidade, se controlada, não gera impuxo suficiente para explodir em várias reações virais. Mas se lançada sem "controle" efetivo e com o apelo de ofertar um recurso necessário às várias tribos que a alavancarão, explodem e de maneira quase sempre imprevisível.

SENTAPUA! E vamos à luta, Filhos da Pátria!

Nenhum comentário: