sexta-feira, outubro 03, 2008

O que compõe o modelo bio-econômico das Value Cluds?

Hi Folks,

Vou tentar definir em alguns artigos a serem melhorados com o tempo alguns tópicos interessantes do modelo de negócios em nuvem.

E a primeira definição é de bio-economia... Ao invés de fatores isolados e aparentemente antagônicos, a Bio-Economia pode ser definida usando alguns modelos conhecidos de física, economia e biologia. Coisas como leis da termodinâmica aplicada a ecosistemas não fazem sentido num mundo puramente capitalista (onde um ganha e outro perde), mas com um contexto mais "clsuter". Nisso, apareceu uma especialização, a economia evolucionária, mais afeita a Darwin que a Adam Smith :)

Algumas empresas desenvolveram aspectos desta atividade econômica mais interligada e hoje são casos de estudo. Vou citar dois marcos que considero bem didáticos.

O modelo Dell

A Dell, lá nos idos de 1990 (século passado) inovou ao construir uma cadeia de valor totalmente orientada a um evento prosáico: O pedido de compras do cliente. Aqui no Brasil a Fiat fez a mesma coisa para lançar o Uno (pouca gente lembra do monte o seu Fiat, mas foi a causa de sucesso do Uno versos o Corsinha, que vinha com um enorme ágio na época).

Foi um excelente modelo durante muitos anos e agora (claro, depois do dell hell) eles entraram num estágio mais profundo, deixando o consumidor discutir e planejar produtos, na comunidade Dell.

Um ótimo modelo de colaboração orientada ao cliente direcionando e orquestrando tudo na organização e nos seus parceiros de negócio.

O modelo Toyota
A Toyota, quando começou a desenvolver o que hoje já chamamos de "Toyota Way of Conquer the World" chamou de TPS, ou Toyota Production System. Acontece que esse "system" é tão complexo e intrincado que parece mais a floresta amazônica (recomendo seguir todos os links da wiki para estudar).

Eles simplesmente criaram uma cultura quase (eu aposto que 100%) incopiável, pois foi construida por anos, com vários elementos (esses, copiáveis, como lean, kanban, etc) incrustrados em uma cultura de auto-superação diária.

A partir do modelo de produção, a mesma filosofia foi aplicada a pessoas, vendas&marketing, etc. e sabe mais onde vão parar (espero que não parem, sou muito fã da empresa).

Organismos, sincronia, holismo e ... Spore :)
A Bio-economia está engatilhando assim como a compreensão total do efeito estufa na produção global de caspas (sorry, não podia perder essa).

Mas qualquer um que já criou uma comunidade (Sejam as pre-históricas do Orkut ou as avançadinhas do Ning), ou que já jogou SimCity, Spore ou criou uma fazenda de formigas sabe o que são reações em cadeia. Provocadas intencionalmente ou não.

Value Clouds são comoplantar uma semente desconhecida. Voce sabe mais ou menos que está no processo de semear algo. Mas nunca sabe se isso vira um pé de jaca ou uma laranjeira.

SENTAPUA! E vamos à luta, Filhos da Pátria!

Nenhum comentário: