quarta-feira, outubro 22, 2008

Vai ser BOM assim na NeXT que o pariu!!! :)

Hi Folks,

Bom, tem coisas que não se podem descaradamente copiar, portanto, pedi licença ao Reynolds para traduzir e colocar meus próprios pitacos em um post dele para o português
, só pra ter o gostinho de também poder dizer algo sobre como é um verdadeiro EVANGELISTA de vendas de soluções de tecnologia.

Steve Magic Jobs mandou tudo em dois vídeos de "treinamento" sobre a coisas mais básica de tudo:
- Quem somos? Porque existimos?
- Onde estamos ?
- Para onde vamos?
- Porque vamos?

Traduzindo:
- Quem são nossos clientes?
- Em que mercados estamos inseridos? Como ele funciona? Quem são os players que estão lá? Como eles nos veem?
- Como é que vamos entrar e jogar esse jogo?
- Porque nossos clientes vão pensar em nós e não nos nossos competidores?
- Vamos sozinhos ou com aliados (parceiros, canais, etc) ?

E o mais importante:
- Como CRIAR um novo mercado (e o tal do oceano azul também não havia sido nem pensado)
(a frase OUR GUT INSTINCTS é sonoramente deliciosa!!)
- Como alavancar a força dos próprios competidores a favor de nós mesmos (o episódio de como a Sun iria educar os novos consumidores para a própria Apple e depois iria ser derrotada pelas próprias fraquezas é inequívoco!)
- Como, porque (e o melhor, segundo a visão do CLIENTE) eles iriam derrotar a LIDER do mercado (com 80% de market share);
- O que seria a RAZÃO MATADORA que faria os clientes mudarem de plataforma (da maior, as workstations da Sun e das menores, os pcs da Apple, para as novas máquinas NeXT) ? Aplicações específicas... E ai, Voilá! O trunfo era o AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO novo (SOFTWARE). Mais um movimento revolucionário... Começou como OpenStep, passou para Enterprise Objects e finalmente virou WebObjects Server (pra quem não lembra eu desenvolvi nesse ambiente e era ANIMAL. Depois ele foi copiado/clonado e virou algo como Visual Studio).
- A segunda razão matadora (e para um segundo público a principal) eram as ... APLICAÇÕES DE PRODUTIVIDADE! (wordperfect, adobe illustrator, etc etc.). Outro filme que nasceu lá... e Virou história nas mãos de outrém...
-Finalmente, pra não dizer que não falei das flores, lá nos idos de 91, o cabra tava falando de .. Interpesonal Computing, ou IPC ... Sem ICQ, Msn, Wiki.. HEY! SEM WEB!!!
- Tirando o tecniniquês... Regis McKenna e... O melhor marketing é a EDUCAÇÃO... "Vamos educar os clientes que nós somos a referência em inovação, porque hoje eles pensam em ligar pra concorrência, mas queremos que eles liguem também para nós". Amém!
- Mas.. Também o mapa de guerra dos competidores (repetindo as vantagens, mas comparando com a Sun)... Basicamente, a Sun não poderia competir nas 3 coisas que o mercado mais queria... e a NeXT era a MELHOR nestas três coisas. Degustação (traga os MELHORES devs dos clientes para nossa casa e vamos mostrar para eles), ROI (3 x mais rápido, etc), temos não só as MELHORES applicações mas temos as MAIS IMPOIRTANTES E MATADORAS delas (Lotus, WordPerfect, etc.), temos um vídeotape muito bom de demo (hilário, mas hey, 1991... ) com as features de multi-midia, interface gráfica (essa já tinha sido roubada mesmo... Mas a do NeXT era duka!). Motivação via fatos contundentes de superioridade. Quer coisa melhor pra estimular as tropas?
- Finalmente, o chamado: Aprender juntos, nós e os clientes.

Vídeo de 1991... Onde o mosaic era só mais um base na cabeça do Mark... Dai o hilario das maiores vantagens:
- Advanced IP Networking features;
- Advanced development enviroment;
- Database Conectivity;

E o mais pirante: pra quem não lembra, foi num NeXT que o Sir Tim inventou o protocolo HTTP e o hipertexto, o Doom foi criado e mais um monte de coisas. Vai la ver.

Quem sabe faz, quem não sabe... É por isso que sigo fielmente a Lei de Feldmann:
"Selling is 98 percent understanding human beings and 2 percent product knowledge". Pode trocar selling por building killer products e aprender com esses vídeos todos. AMÉM!

Parte 1


Parte 2


O info-demoware-comercial da NeXT
Bom, lá em cima está a PREPARAÇÃO do time. Abaixo, a DEMONSTRAÇÃO orquestrada de tudo o que foi explicado... Mágico. Mágico.

Parte 1



Parte 2


Parte 3


Parte 4

SENTAPUA! E vamos à luta, Filhos da Pátria!

Nenhum comentário: