segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ato I - A soma de todos os medos

Do debate com Clemente (ainda em andamento, aguardando o próximo artigo dele), me vieram à mente (com algumas dolorosas enquadradas do meu Anjo da Guarda) discorrer sobre uma velha frase de Ioda: “Fear takes to Anger. Anger takes to hating. Hating takes to suffering. And Suffering is the path to the Dark Side of The Force”

Acontece que no atual estágio extremamente fácil se obter enormes quantidades de informação e ao mesmo tempo discorrer, produzindo outras enormes quantidades, a mediocridade passou a ser um fantasma imenso sobre todos os seres minimamente inteligentes. Não basta falar algo, tem de ser A opinião derradeira. E nem sempre isso se faz por discussão dialética, mas apenas por medo de se ser apenas “mais um”.

A soma de todos os medos vem de todos os blogs, comentários, flickers, número de amigos no orkut, número de endorsements no Linkedin, conferências que você palestrou, artigos que vc escreveu ou não. Assusta, num universo imenso de possibilidades, você simplesmente não ser um Ricardo Semler (sem a mitomania) e sair mudando o mundo de pernas pro ar!

E devo admitir, acabei vítima desse hábito dialético distorcido, na mesma discussão com Clemente. O que ficou faltando, no afã da discussão, foi simplesmente o mais importante, tecer a conclusão somatória das duas opiniões simétricas, além da óbvia agressividade que a discussão tomou, sem nenhuma necessidade.

Admiro o esforço de Clemente de pensar como Brasileiro, independente de todas as correntes ideológicas onde ele bebe. Tenho vários de seus livros e já vivenciei na pele alguns dos diagnósticos que ele descreve, na realidade das empresas que trabalhei. E na prática, as idéias deles são extremamente úteis em organizações estabelecidas. Muito práticas, por sinal.

Mas mantenho o que disse sobre a importância de se instilar o empreendedorismo, o senso de diferença que cada indivíduo pode provocar. O que falta (aguardem cenas dos próximos capítulos) é como unir o conhecimento pragmático dele com a minha condoreira e apaixonada visão do empreendedorismo. Está prometido para os próximos episódios.

Aguardem!

Nenhum comentário: