quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Modelos de Negócios em Software e SaaS - Parte 1

Junto com as discussões de como empreender no mundo technogeek, eu quero aproveitar para citar algumas coisas interessantes que vi de modelos de negócio "alternativos".
O primeiro deles é a turma do TopCoder, que simplesmente uniu o melhor das gincanas e de apelo ao ego dos desenvolvedores, contratando-os via concurso. Isso mesmo, o melhor código para uma determinada "proposta", leva o prêmio e a remuneração. E os outros que se matem. Ou seja, alguem acabou de inventar o Bingo Sourcing!!!!
Além disso, neste post de Phil Wainewirhgt, ele levantou a bola de que Mitchel Baker (CEO do Mozilla) anunciou um numerozinh de US$ 53 Milhões de renda de algo q ele chamou de "search engine relationships". Em resumo, qto ele recebeu do Google para colocar o G-Box como o serviço preferencial de busca do FireFox. Mas o ponto é que isso NÃO é advertising, é somente uma "preferência" a um "parceiro de serviços". Belo FLS para "acordo comercial". Ao mesmo tempo, ele fala de um serviço parecido, implementado de uma maneira diferente (via extensions) que é o Skype Extension. Depois de instalado, em todo site que tem telefones aparece um botão "click-to-call by Skype". Só que nesse caso, Mozilla não leva nada.
Esses modelinhos abrem novos espaços para que alguém que queira fazer aplicações (plaxos da vida, px) possam rentabilizar sua base. E abre novas perguntas para os provedores de SaaS, como Salesforce.com.
A amálgama vai ser interessane de ver!!

Nenhum comentário: